sexta-feira, 1 de julho de 2011

Comida de Avião

Comida de Avião
“Vôo para São Paulo, aeroporto de Guarulhos, embarque portão 3”.
Quando ouço isso em aeroportos, a primeira coisa que me vem a cabeça é: Faço ou não um lanche? Aquela barrinha de cereal, aquele sanduichinho de blanquet mais sem graça que ensopado de alface com chuchu ou os infames biscoitinhos de sal e água que embolam na boca quando misturados com refrigerantes ou sucos de caixinha. E tem gente que pede dois hein! “Me arruma mais um para eu levar paras crianças? ”
Mas vamos aqui colocar as coisas nos seus devidos lugares. Vamos nos colocar do lado da companhia aérea. Fora viagens marítimas de cruzeiro e vôos em priemira classe ( já incluído no preço), qual o outro meio de transporte que oferece alimentação a seus passageiros? Ônibus, trem, van, moto taxi, ferry boat?
Isso na realidade é cultural. As companhias aéreas no seu início, tinham como up grade de serviço, a refeição, pois naquela época, era um evento viajar de avião. E pagava-se caro por isso. Lembram-se como era chic viajar de avião? O comandante, os comissários e as aeromoças (quase modelos) desfilando com seus uniformes cuidadosamente cortados pelo aeroporto, impecáveis, pareciam artistas de cinema ou coisa assim. Lembro que para viajar de avião na década de 70, tinha gente que colocava terno, mulheres a roupa mais chic, uma verdadeiro glamour. A bordo, toda aquela pompa de serviço. Um cardápio sonhado pelos passageiros na hora do seu serviço. Vinho, cervejas, champangnes para acompanhar e para entreter os mais medrosos dando um status de serviço “first class”. E os preços? Existia até linha de crédito, o bilhete parecia um contrato, cheio de vias carbonadas. Era um evento mesmo. Nos dias de hoje, a viagem de avião deixou de ser um glamour e passou a ser um meio de transporte para agilizar e somar ao desenvolvimento da economia. Viaja-se muito mais à trabalho, o turismo passou a ser secundário, sazonal pelo segmento, mas ainda sim com um numero expressivo de usuários na sua maioria chatos, exigentes sem causa e ainda pagos com milhagens acumuladas em cartão ou viagens. O executivo cobra menos esse tipo de serviço que o próprio “turista”. Já acostumados com idas e vindas, atrasos e confusões , e até estômagos vazios em viagens, focam sempre na chegada e teem o avião como meio de transporte, a contrários do turista que vê como início das suas férias e exige tudo que acha que tem ou teria direito. Prefiro comer antes de embarcar numa lanchonete ou em restaurante, do que ter que pagar mais caro em uma passagem para comer uma comida que para ser boa teríamos que dobrar esse preço. Imagine a logística de uma empresa de catering para preparar algo de primeira linha e ter que manter essa comida quente, fria, ressecando tudo e dentro de recipientes plásticos. Não diria isso nas primeiras classes ou classe executivas, afinal você está paga por esse serviço. Temos que acabar com essa cobrança de que uma companhia aérea tem que servir uma refeição de ponta em voos que não ultrapassam 3/4 horas. Tem gente que almoça e meia hora depois pega um vôo e quer comida. Sabe aquela história? “ To pagaaaando!! “. Bom, pra continuarmos nos divertindo com essa história, porque não imaginarmos servir um caldo numa breve viagem noturna? Aí sim eu concordaria, mas nada a mais que isso, pois no seu destino com certeza você irá encontrar muitas das delícias existente no Brasil ou fora dele.
Caldinho da espera
Ingredientes:
100g de mandioquinha
100g de manteiga
50g de carne seca desfiada
1 cebola roxa pequena cortada em juliene ( tirinhas)
150ml de leite
100ml de creme de leite
50ml de requeijão cremoso
Sal – QB
Pimenta branca- QB
Salsa/cebolinha- QB
Como fazer:
Cozinhe a mandioquinha com casca até ficar bem macia. Descasque, amasse num espremedor de batata ainda quente, acrescente a manteiga e reserve.
Refogue a carne seca com a cebola em 50 g de manteiga e reserve.
Leve a mandioquinha ao fogo, acrescente a metade do leite. Quando estiver como um purê, leve ao liquidificador e bata em velocidade media acrescentando o restante do leite, o creme de leite, o requeijão. Bata até fica homogêneo.
Retire do liquidificador, volte à panela, acrescente a carne desfiada, o tempero verde, a pimenta e corrija o sal. Coloque em cumbucas e sirva quente acompanhado de torradas ou croutons.
Piadinhas de avião
1 -
Num vôo para Nova York, a comissária se dirige a uma loira, sentada na divisão reservada para a primeira classe,e pede para que se mude para a classe econômica, pois ela não tinha a passagem para a primeira classe.
A loira replicou dizendo:
- Eu sou loira, eu sou bonita, estou indo para Nova York e eu não vou sair...
Não querendo argumentar com a passageira, a comissária pede ao Co-piloto para falar com ela. Ele foi e solicitou que ela fizesse a Gentileza de sair da primeira classe.
Novamente e, a loira respondeu:
- Eu sou loira, eu sou bonita, estou indo para Nova York e eu não vou sair...
O co-piloto voltou para a cabine de comando e perguntou ao piloto o que deveria fazer.
- Eu sou casado com uma loira e eu sei como lidar com isso, responde o Piloto.
Foi para a primeira classe e sussurrou no ouvido da loira...
Ela Imediatamente pulou da cadeira correu para o setor econômico resmungando para si:
-"Porque ninguém me disse antes?"...
Surpresos, a comissária e o co-piloto perguntaram o que ele havia dito Para a loira que a convenceu a sair tão rapidamente.

- Eu apenas disse que a primeira classe não estava indo para Nova York!
2-
Num vôo comercial, o piloto liga o microfone e começa a falar aos passageiros:
- Bom dia senhores passageiros, este é o vôo xyz da Chic Chic airlines, com destino a Brogodó e escala em Alionópolis. Neste exato momento estamos voando a 9 mil metros de altitude, velocidade de cruzeiro de 860 Km/hora, e estamos sobrevoando a cidade de.......... OHHHHHHH, MEU DEUS!!!'
E os passageiros escutam um grito pavoroso, seguido de um barulho infernal....... 'NÃÃÃÃOOOOOOO!!!
Segundos depois, ele pega o microfone e, rindo sem graça, se desculpa:
- Desculpem-me, esbarrei na bandeja e minha xícara de café caiu em cima de mim. Vocês precisam ver como ficou a parte da frente da minha calça branca!!!
E um dos passageiros grita:
- Ah é? Você precisa ver como ficou a parte de trás da minha!!!
3 – 
Um chato embarcou em um vôo para Nova Iorque, mal o avião levantou vôo e ele já chamou a aeromoça: Um uísque e duas pedras de gelo! A aeromoça explicou que logo serviria o uísque mas que, devido a um problema com o freezer, não dispunha de gelo a bordo.
O chato começou a gritar que só bebia uísque com gelo, etc. etc.
A aeromoça, para evitar confusão, retirou-se logo voltou com um uísque com gelo para o rapaz.
Não passou nem dez minutos e o chato chamou de novo a aeromoça e pediu uísque com duas pedras de gelo, a aeromoça voltou a explicar que não tinha gelo a bordo mas o rapaz começou a gritar de novo e a aeromoça retirou-se e logo voltou com um uísque com gelo.
A cena repetiu-se durante as sete horas do vôo, já estavam se aproximando de Nova Iorque quando o chato repetiu o pedido, a aeromoça repetiu a explicação, o chato tornou a gritar exigindo o seu uísque com duas pedras de gelo, então a aeromoça gritou:
- Tudo bem, mas se o defunto chegar podre em Nova Iorque a culpa será sua!